sexta-feira, 3 de novembro de 2017

VESPA7

Comédia VESPA7 - Grupo Gambiarra
O TEXTO:
A comédia “Vespa 7”, é um texto do dramaturgo Luiz Carlos Ribeiro, adaptado de um conto de Tereza Albues, ambos mato-grossenses de expressiva participação no cenário artístico regional.

O CENÁRIO: 
Montado no Cine Teatro, lembra uma sala típica cuiabana.é

O ENREDO:
Um romance proibido entre uma jovem recem formada, assitente social com um ex-presidiário, tem um desfecho interessante com o aparecimento do diretor do prespidio onde o VESPA7 pagara a sua setença. a sogra Dona Vitorina, é quem atenta aos detalhes, dita o ritmo da história, dando um toque de mistério acerca da morte prematura e um tanto estranha de uma das personagens.

CURIOSIDADES DA PEÇA: 
De acordo com a assessoria, ( Lidiane Barros) a peça é uma remontagem e foi carro-chefe da dupla Liu Arruda-Ivan Belém - estrelada por eles no final da década de 1980 –  e que retorna aos palcos com a mesma atualidade e vigor. Por dez anos a dupla a encenou em teatros, auditórios, bares e residências, sempre com absoluto sucesso.
 
O espetáculo integra o repertório do primeiro coletivo de teatro de rua de Mato Grosso, o Grupo Gambiarra, criado por Ivan Belém, no final dos anos 1970, como um grupo de teatro voltado à realização de espetáculos voltados ao público infantil. Nos anos 1980 protagonizou um dos períodos mais férteis e criativos da cena no Estado, somando à sua formação, Liu Arruda, Meire Pedroso, Claudete Jaudy, Vital Siqueira – em cena na remontagem -, Mara Ferraz e Augusto Prócoro, dentre outros.
 
O ator e diretor de teatro, Ivan Belém, destaca que o grupo sempre se destacou pelo foco na realidade local, com atores cuiabanos, divulgando a cultura mato-grossense. “Os textos levados aos palcos e ruas sempre privilegiaram a literatura local, com destaque para Luiz Carlos Ribeiros, Tereza Albues e Marilza Ribeiro, entre outros”, conta. Sobre o espetáculo, declara: “Vespa 7 é uma comédia de costumes. Beirando à farsa, consegue fazer a plateia dar boas risadas de situações que poderiam ser dramáticas”.  
 
A estréia foi no Cine Teatro Cuiabá nos dias 26 e 27 de outubro de 2017.
 
AS PERSONAGENS:
 
VESPA 7 (Demétrio Arruda) – É o apelido que Vespasiano ganhou ao matar um desafeto com 7 facadas. Condenado, há vários anos de prisão, conhece no Presídio do Carumbé a assistente social Ramona, com quem se casa mais tarde. Típico malandro, quer se dar bem na vida às custas da mulher, mas encontra forte oposição da sogra, a professora Vitorina, com quem trava tremenda guerra.
 
RAMONA (Vital Siqueira) – Última filha solteira da professora Vitorina, Ramona é uma assistente social, de meia idade, porém ingênua, que se apaixona perdidamente por Vespa 7, enfrentando a tudo e a todos para viver essa paixão. 
 
PROFESSORA VITORINA (Ivan Belém) – Mãe de Ramona, professora aposentada, aparente defensora da tradicional família brasileira, vê ruir o seu sonho de um casamento perfeito para a sua filha. Alimenta um ódio mortal por Vespa 7.
 
DR. SANDOVAL (Messias Bruxo) – Fazendo a linha dura, na verdade é um delegado corrupto, que interfere também para atrapalhar o romance de Vespa 7 e Ramona
.   

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

CONTO: O REINO DE PÓ - Por Demetrinho

Conta a lenda que num presente muito próximo,  tão próximo, que puxa vida!  Até parece estar acontecendo agora mesmo, enquanto você está a ler. Pois bem, reza a lenda que acontecia uma grande e interminável festa no reino, onde todo o povo que nunca tivera oportunidade de entrar na parte rica do palácio, foram convidados pelo rei para a grande festa. O povo alegremente, se fartavam com a boa música, com as comidas, os doces, as bebidas, e todo o conforto e mordomias do palácio; e assim a festa seguia dia após dia, e assim, durante o dia, o povo trabalhava e ao final da jornada, retornavam ao palácio para aproveitar aquela fartura que eles ajudavam a manter com o seu labor diário, estavam todos felizes, mas essa felicidade do povo, não agradava o alto clero, foi até que um certo dia o alto clero se reuniu em segredo. O Rei na presença do alto clero, revelou-se  incomodado com tanta alegria do povo, pois enquanto eles se fartavam, ele ficava cada vez mais pobre e ele, o rei, não via outra saída se não acabar com tanta alegria do povo. Temendo que com tudo correndo bem, ele não teria como justificar um aumento de impostos, por que para a continuidade da festa, ele era obrigado a dividir parte do lucro, não que estivesse indo à falência, pelo contrário, até estava arrecadando mais dinheiro, já que o povo animado com a festa trabalhavam com mais vontade e assim contribuir com a grande festa, mas o rei se incomodava com aquela gente toda alí, convivendo de igual para igual, alguns, segundo ele, chegaram ao absurdo de alugar a carruagem real para seus passeios, um cúmulo. Foi aí que um de seus lideres levantou em seu apoio, e como esse líder era temido e conhecedor das leis, usou todo seu conhecimento e propôs um plano infalível. Vamos nos separar em grupos, ficaremos em lados opostos no salão e então começaremos uma briga interminável, tenho aqui uma lista de temas que este bando de retardados gostam de se envolver, aqui nesta lista ( mostrando aos demais o papiro) tem desde campeonatos de futebol, religião, homossexualidade, artes de temas polêmicos, corrupção, neste item teremos que expor alguns dos nossos, mas esses serão bem recompensados e logo esquecidos por eles, e a lista segue senhores, aceito sugestões, nisto uma mulher entra na sala, eles rapidamente escondem a lista e mudam de assunto.
Ministro do Rei -Por isso, digo aos senhores que temos que dar mais espaço e poder às nossas mulheres, para que elas nos ajudem na construção do novo reino feliz...( a mulher levanta a mão, querendo participar da discussão, mas é convidada a sair por um outro membro que argumenta que ainda ela não pode saber, que trata-se de uma surpresa para as mulheres)
Eles retomam a discussão anterior
Rei - Senhores, muito ardiloso o plano, mas não vejo aonde vou sair ganhando com isso
Segundo secretário do Rei - Meu senhor, veja bem, enquanto eles se unem contra e a favor de determinado grupo, como se fossem torcidas organizadas, nós aqui, vamos fazendo manobras, alterando as leis que regem nosso reino, e assim aumentamos os nossos lucros, não só nos impostos, faremos assim que eles não tenham mais tempo para a festa, trabalhando sol a sol, não terão nem tempo e nem dinheiro, assim muitos adoecerão, sem atendimento, muitos morrerão, restarão só os mais jovens e saudáveis, e assim melhoraremos a mão de obra do reino, e também tenho um plano para aqueles que não precisam trabalhar, estes também terão que voltar a trabalhar e aqueles prestes a ganhar a liberdade do labor diário e iriam passar a ganhar a tal aposentadoria, estes aumentaremos a idade, e assim, como os senhores bem o sabem, garantiremos um futuro próspero para nossa realeza, e tudo isso passará desapercebido, pois essa cambada terá muito assunto para se ocuparem kkkkk ( solta uma gargalhada, e todos são contagiados por essa euforia) e assim, voltaram para o salão em colocaram em prática a grande tramóia. E você pode acompanhar toda a trama nos jornais diários, na sua rede social, pode até se juntar a um dos grupos e aumentar ainda mais essa grande revolução que tem destino comum ao homem bíblico: " do pó viemos, ao pó voltaremos" 

Demetrinho Arruda

terça-feira, 23 de maio de 2017

PRODUTOR DE EVENTOS COM EXPERIÊNCIA - FALE COMIGO.

Ator, stand-up, humorista, personagens, animações, sombras, apresentador e o que tiver oportunidade de realizar no campo artístico eu encaro, mas tenha a minha palavra, se não for pra fazer bem feito, prefiro nem pegar. O que você precisa para seu evento, entre em contato, se não conseguir atender indico quem pode. Contato: demetrioarruda@yahoo.com.br  -65 98109-9569

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017