segunda-feira, 5 de abril de 2021

REALIDADE DOS ARTISTAS NA PANDEMIA - "DIÁRIO DE UM MÍMICO"

    É de consenso que o setor mais prejudicado com a pandemia é o setor cultural. A aglomeração, o público, a multidão, o movimento, o coletivo, o grupo, tudo isso são elementos que não podem ou no caso, não poderiam faltar na vida de um artista. Logo que se instaurou o caos provocado pela COVID 19, o artista se viu num dilema nunca vivido. É certo que os artistas já viveram tempos difíceis, de censura, de crise financeira, de desprestígio pela arte, mas algo como isto que estamos vivenciando, nem de longe era imaginado.

    O grande poder de se reinventar, de dar a volta por cima do artista, tem ajudado muito a passar por esta fase, alguns infelizmente não resistiram, ou foram vitimados por esse vírus implacável, ou sucumbiram-se ao abismo da depressão e ansiedade, o que pode ter sido motivo de vários infartos. Mas nem tudo está perdido, vem dos bons exemplos, da força de vontade e da união o respiro que dá esperança para que nenhum artista se sinta sozinho. 

O artista que pagar suas contas, sim. O artista quer seus projetos aprovados em editais de Cultura, sim. Mas acima de tudo quer ser ouvido, quer se fazer ouvir. Trago aqui um link de um dos mais respeitados nomes da Cultura Brasileira Contemporânea. Convido você a acompanhar um diário do dia a dia do Mestre Luis Louis, mestre criador da Mímica Total. 


    A partir da realidade por ele exposta, das valiosas dicas por ele trazidas numa série de vídeos diários, você poderá entender como os artistas estão passando por este momento, e como a arte pode salvar do colapso emocional, físico e mental que nos ronda nestes dias. 

    Senhoras e Senhores, respeitosamente lhes apresento nosso MESTRE DA MÍMICA TOTAL: LUIS LOUIS  https://www.youtube.com/watch?v=AvtzVLp64gw&t=5s

Se inscrevam no canal: https://www.youtube.com/channel/UCBy4dv6PboMIGAajKGR2ckQ



sexta-feira, 2 de abril de 2021

UM PRESENTÃO DE PÁSCOA - NÃO PERCA A LIVE DA ORQUESTRA SESI MATO GROSSO

Gratia Cantantes – Live musical da Orquestra SESI Mato Grosso

     Independente da sua religião ou credo, a Páscoa busca a renovação do sentimento universal da esperança, e nesta tônica, a Orquestra SESI Mato Grosso junto ao Museu de Artes Sacras e Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho propõem neste domingo a busca da gratidão que há em todos nós, exaltando não apenas a arte da música, mas a valorização de um dos patrimônios arquitetônicos mais tradicionais de Mato Grosso: os traços e formas da Igreja Bom Despacho.





     Do latim, Gratia Cantantes ou agradecimento, o título do concerto no traz uma proposta, que em formato digital de Live Concerto pelo canal da instituição, um conteúdo artístico musical recheado de obras para orquestra de cordas e canto, tanto do repertório sacro ao erudito e popular. Será uma grande oportunidade de lazer, cultura e arte neste momento tão delicado de reclusão social em decorrência da pandemia.

     O diretor artístico do grupo, Fernando Pereira. afirma que “Em tempos de Pandemia, a exaustão emocional, a diminuição do sentimento de realização pessoal, irritabilidade, ansiedade, tristeza, ou mesmo apatia e desânimo, na maioria das vezes, tornam-se parte do nosso cotidiano neste momento tão complicado. E como forma de trazer acalanto e mesmo cultura, lazer, educação, e o mais importante, saúde mental, a Orquestra se torna uma excelente ferramenta para o Bem-Estar e desenvolvimento educacional de comunidades".



     Seguindo esta proposta, o grupo musical vem realizando desde 2020 uma série de apresentações culturais digitais, valorizando não apenas a saúde mental, mas também a cultura regional mato-grossense com seus atores culturais. De forma “hibrida”, as lives contaram com diversas linguagens artística como teatro, na presença de Nico e Lau, dança, com jazz e ballet, e mesmo a narração de poesias com atores. “Trata-se do posicionamento do SESI de valorização de uma cadeia produtiva que se fez muito importante neste período... a cultura” pontua Fernando.

     Não muito diferente será a Live concerto deste domingo, porém a valorização e a “hibridização” será com a arquitetura regional. A ser realizada no interior da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, o momento das expressões artísticas encantará não só os ouvidos, aos sons da orquestra, mas também aos olhos, na suntuosa arquitetura neogótica deste patrimônio sacro mato-grossense.

     Inaugurada em 1956, a Igreja, no Bairro Dom Aquino, em Cuiabá, segue traços de outro famoso templo católico europeu, a Catedral de Notre Dame de Lourdes, localizada em Paris, na França. Iniciada em 1928, foram mais de duas décadas até que a igreja estivesse de pé no alto do Morro do Seminário, embora pesquisadores dizem que no local, já abrigava uma pequena capela há, pelo menos, três séculos.

     Tombada pelo governo de Mato Grosso em 1977, as características marcantes do estilo arquitetônico extravagante representado nos pilares e grandes vitrais que permitem a entrada de luz no interior do templo, serão musicalizados aos toques de arcos em violinos, violas e violoncellos, e nas precisas vozes de Akane Iizuka e Sâmara Poline.

     Composto por um repertório de canções conhecidas de todo o público, porém arranjadas especialmente para o grupo, a Orquestra SESI então entrega a comunidade este momento importante de lazer, reflexão e compaixão a todos em seus lares, ao esmo tempo que valoriza e nos orgulha com aquilo que é genuinamente nosso – a nossa identidade cultural que será mostrado para todo Brasil e mundo de forma virtual.

    “Ano passado tivemos público virtual significativo em todo Brasil e partes do mundo como Itália, EUA, Alemanha e Inglaterra. Não se tratou de mera visualização, mas público ativo que comentou e interagiu conosco de forma virtual junto às nossas lives”, comenta Fernando.

     Quem desejar participar e interagir com a Orquestra neste domingo, e ao mesmo tempo encher os olhos com a beleza do patrimônio cultural de Mato Grosso, pode acompanhar a Live pelo canal no youtube do SESI Mato Grosso que será realizada as 17h horário de MT.  Fica a dica!

 Serviço:

O Que? Live Concerto Gratia Cantates – Orquestra SESI Mato Grosso

Quando? Dia 04 de abril às 17h

Onde? Canal do youtube SESI Mato Grosso.

Dúvidas pelo telefone – (65) 3611-1525