segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

JORNALISMO CULTURAL - DEMETRINHO ARRUDA E SUA ANÁLISE DO PROJETO TÁ NA RUA - "A arte está nas ruas"

 No apagar das luzes, não se celebra os que não vieram, mas a alegria de quem se fez presente. No apagar das luzes não se lamenta as dores e o suor no rosto, celebra-se o sorriso de cada criança que foi provocado pelas peripécias dos palhaços no picadeiro.  Para quem pôde apreciar as atrações do 2° Festival Ta Na Rua, uma certeza, VALEU A PENA! Para os que perderam a oportunidade, fica a dica:  Siga Altiery Dallys no Instagram e fique por dentro de sua agenda.


Mais do que assistir a uma apresentação, o ato de ir a um evento de rua, te proporciona momentos de convivência com o outro, com a comunidade. É na rua que as coisas acontecem, é na rua que rolam os encontros mais inusitados, é na rua que se grita, que se protesta, mas principalmente, é na rua que está o artista. Já percebrema que as ruas funcionam como as artérias de uma cidade, fazendo aluzão ao coração. Por que não dizer, que é na rua que pulsa a vida?

Por esse motivo, viva à arte! Viva a rua! Viva ao palhaço! Por que a alegria TA NA RUA. Nossa gratidão a todos os artistas de rua, e nosso agradecimento, ao artista Circense Altiery, primeirmente pela amizade, e também por nos convidar para tentar colocar nestas linhas um pouco do sentimento que permeou e permeia todas as edições deste Projeto. 

Abaixo um link aonde você pode conferir um pouco do que rolou:

https://www.facebook.com/share/r/fLM6ivztd53KsyQz/?mibextid=oFDknk

Por Demetrinho Arruda


domingo, 27 de novembro de 2022

CRÔNICAS DO DEMETRINHO - O que está em jogo no Brasil?

 Bem meus amigos, vamos começar mais uma alucinante partida e você é nosso convidado para assistir ao jogo... Não, você não foi convidado, mas se você está lendo isto, você está sendo convocado a refletir sobre o que está em jogo no Brasil. E não falo de Copa do Mundo, o assunto aqui é sobre consequências, posicionamento e principalmente sobre entender o contexto. 

Se você é daqueles que diz "vamos torcer para dar certo", nem continue lendo, dê um "deslike",seja mais um revolucionário da rede social. Sabe aquela velha frase "Amigo, vamos conversar". Se a frase começa assim, e dependendo do tom implicado, a conversa pode ser muito séria, ou apenas fofoca. Mas aqui não, quero te convidar para falarmos sobre as torcidas. Pô! Demetrinho, não estou entendo nada, você não disse que não era sobre futebol? Calma lá, vamos seguir com nosso preâmbulo retórico. 

Quando chegamos a um estado de espírito, que nos move a torcer para dar certo, torcer para dar menos errado, torcer para fulano, torcer para ciclano, pressupõe-se que já não possamos fazer nada mais a respeito de algo, a não ser torcer. Concorda? Enfim, se assumirmos essa postura de torcedor, seguiremos não agindo, e ainda pior, guiados sempre pelo impulso e a bel-prazer das emoções. Não é isso senhoras e senhores que está em jogo, você sabe o que está em jogo no Brasil hoje?

Muito bem, sem mais delonga, vamos a tão esperada resposta insistente deste que gastou um tempo com esse texto que mais parece uma "encheção" de linguiça, não é mesmo? Não é assim que pensamos quando ouvimos ou lemos um mega argumento, que precede uma resposta a qual almejamos? Sim, pensamos assim. O que realmente está em jogo no Brasil, é o verbo.

Pronto, ferrou! Você pode pensar que iremos iniciar uma aula de conjugação de verbo, ao invés de discutir a ideia central que nos trouxe até aqui. E, nesta parte que você já deve estar torcendo para estar errado na sua conclusão. Bingo! Você está errado, quando chamo o fator "verbo" para a conversa, é para responder de forma clara a nossa questão. O que está em jogo no Brasil hoje é: O FUTURO DO PRETÉRITO DO NOSSO FUTURO SUBJUNTIVO. Pronto, falei. Faça uma profunda reflexão e veja se nosso caso é não é realmente isso. E se quiser uma ajudinha na reflexão, pergunte ao tal do Google. Um abraço, obrigado por me ler até aqui. Eu volto, mesmo que você torça para que isso não aconteça. Abração.

Demetrinho Arruda é jornalista, digital influencer, ator, mímico, apresentador, produtor cultural e ainda procura aprender mais algumas coisas.
 

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

O ATLETA PARALÍMPICO GABRIEL AGUIAR NO TANGENTE

As vezes o que nos prende é anos própria mente, e o que nos acorrenta é a nossa inércia. Depois de pouco tempo de entrevista, comecei a perceber que na verdade a nossa postura diante do cadeirante chega a ser opressora e muitas das vezes não colabora em nada. Mais importante que querer ajudar, ou agir por alguém é entender, do que realmente essa pessoa precisa. Gabriel Aguiar é um cara sonhador e de atitude, pode ser considerado um cidadão fora da curva, ou apenas, alguém que resolveu ser o protagonista de sua própria história.

Assista e com certeza você terá uma ideia de como é ser um sonhador, cadeirante e atleta paraolímpico no Brasil, mas precisamente em Cuiabá - Mato Grosso. Nesta live entrevista o atleta paraolímpico e medalhista Gabriel Aguiar bate um descontraído papo com o jornalista Demetrinho Arruda, e acaba revelando o quanto o Estado de Mato Grosso precisa avançar no esporte paraolímpico, com estrutura e suporte para que os atletas possam treinar de forma digna. Gabriel por conta própria garantiu várias medalhas e segundo ele, é só o começo. Assista, curta, comente, se inscreva e compartilhe. Ajude-nos a tangenciar mais pessoas pelo mundo.



Entrevista concedida para o TANGENTE WEBTV

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Sábio é o sabia que já nasceu sabendo

 Olho a minha volta e de repente descubro que não sei de nada

Pois o que me angustia nem existe de fato, nem é fato.

Se meu espelho reflete o meu exterior, o que reflito é fruto do exterior.

Trocando em miúdos, só queria uma pá de cal na minha alma.


Enterro aqui minhas dúvidas, mas surgiram outras dúvidas,

Se tenho certeza que não tenho dúvidas, do que duvido então?

Real é o que não existirá no futuro, mas meu passado está lá, eu vejo!

Filosofar não consigo, por isso cada linha escrita, é um sentimento enxertado.


Busque saber mais sobre ti, e descobrirá que sabes muito sobre os outros.

Procure ler para descobrir um objetivo do escritor e descubra o seu próprio objetivo.

Precipite-se amar-se e se contenha em sentir amor genuíno.


Já pensou, se todos nascessem sabendo, quem não soubesse nem saberia. 


Sábio é o sabiá que já nasceu sabendo.

Não se preocupe em entender este poema,

Preocupação será a minha, em imaginar-te com esta preocupação.


Demetrinho Arruda

 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Live espetáculo Circense acontece nesta sexta (05/02)

ARTISTA CIRCENSE CRIA ESPETÁCULO INSPIRADO NA SUA RELAÇÃO COM O FILHO 


Do quintal de casa para o mundo. Foi durante as brincadeiras em casa, que nasceu a ideia da live-espetáculo "De Pai Pra Filho''. Um espetáculo onde o centro de toda temática é a relação entre pai e filho. Um amor incondicional capaz de driblar os efeitos do isolamento social, e transformar em oportunidade de aproveitar melhor o tempo ao lado dos filhos.


Altiery Dallys (36), e João Orlando (07), são os palhaços Teteko e Katiteko; respectivamente pai e filho. Apresentaram a live-espetáculo que será exibido no dia 05 de fevereiro às 19h, no facebook do artista: https://facebook.com.br/Altiery.Dallys.


Em entrevista por telefone o pequeno João Orlando, disse que ficou nervoso na primeira vez, mas está ansioso para chegar logo o dia. Declarou que gosta de mágica, mas curte mesmo as acrobacias. Seu personagem preferido é o Flash, rápido mesmo foi a entrevista, mas deu pra sentir a “vibe” do garoto pelo mundo circense. 


Segundo Altiery, a ideia da live-espetaculo saiu do próprio filho, que vendo o pai sem apresentações por causa da pandemia, questionou, o por quê de não fazerem uma live? E tem mais, esta não será a primeira experiência do pequeno João Orlando no picadeiro, ele já se apresentou em outro espetáculo do artista, A Mala D’1Circo. Ocasião em que a participação de João Orlando aconteceu naturalmente “durante uma das apresentações ele chegou e começou a interagir e apenas deixei, e daí pra cá, ele sempre que tem vontade, participa das apresentações.” Conta Dallys.


Durante o período de pandemia, essa relação de pai e filho, ficaram mais intensas do que o habitual, devido ao isolamento, pai e filho aproveitaram muito bem o tempo, brincando, se descobrindo e criando juntos. Altiery conta que o filho forneceu elementos lúdicos, que ele, imediatamente identificou com potencial cênico, e a medida em que deixava fluir a imaginação do filho, um espetáculo completo se desenhava na sua frente. Então, todos esses gestos, movimentos, acrobacias foram ganhando um toque circense através da técnica da palhaçaria, que é a área de atuação do artista, e assim se deu origem ao espetáculo, “tudo isso naturalmente e de forma despretensiosa”, afirma Altiery.


Em 2020, no dia 13 de junho, João Orlando (Katitéko), participou da primeira live “De Pai Pra Filho”. No feed do ator, ainda é possível ler o texto que revela o contexto de criação do espetáculo:

“Ao longo desta pandemia, muitas coisas aconteceram, ao brincar, pai e filho foram se divertindo e construindo possibilidades criativas. Diante disso queremos te convidar a embarcar em nosso dia a dia e para isso faremos nossa live De Pai Pra Filho, sabemos que ainda não está 100% pronto, mas faremos o que já pulsa nos nossos momentos de pai e filho”. (Altiery Dallys)


Perguntado sobre esse contato de certa forma prematura, do filho com os palcos. Dallys afirma que “João Orlando ama a arte circense e se desafia em fazer tudo que for ligado ao circo. Ele encara como diversão, mas compreende as responsabilidades de se fazer uma apresentação”.


Altiery Dallys é ator, diretor, arte educador, produtor cultural e professor formado em Teatro pela UNB. Tem sua própria companhia de teatro, o  grupo LimAcs. Grupo que surgiu em 2014. Suas pesquisas são voltadas ao teatro e à arte circense. Desde que iniciou a carreira artística, Dallys tem pesquisado e trabalhado com o palhaçaria, buscando se aperfeiçoar com a arte circense, integra o projeto Sombras.Arte de mímicos e atuou em inúmeros  trabalhos na TV, filmes, curtas e campanhas publicitárias. 


A Live De Pai Pra Filho será transmitida no dia 05/02 às 19h, pela página no facebook do palhaço e ator Altiery Dallys. A live terá o tempo de duração de 1 hora, e a classificação é livre.


O projeto foi aprovado no edital Movimentar da SECEL (Secretaria Estadual de Cultura Esporte e Lazer), e conta com o apoio de algumas empresas locais. 


O que: Live “De Pai Pra Filho”;

Quando: 05 de Fevereiro de 2022 as 19:00h;

Onde: Rede social facebook.com/altiery.dallys;

Como: Live;


Maiores Informações: (65) 99947-5586

Por Demetrinho Arruda

Jornalista