quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

RETROSPECTIVA TANGENTE 2021

Foi um ano de muitos desafios. O PROGRAMA TANGENTE nasceu dessa necessidade de superação. Sem trabalho,  com pouco ou nenhum recurso decidi criar minha própria oportunidade de fazer o que mais gosto, comunicação. O objetivo do TANGENTE é sempre promover a tangência de ideias e vivencias; é proporcionar momentos de troca de informações e experiências, que ficam gravadas tanto na namória dos protagonistas como nos anais da internet. Um verdadeiro arquivo de vidas e lindas histórias. E tudo isso só foi possível pelo incentivo e parceirias importantes, tais como: @podologiazancco, @jaques_zancco @gilsonsiqueiracamargo, @henrique_leite3, @armasom, @lojasmodaverao, @modaveraoesporte, entre outros.
Esta é a lista dos TANGENCIADOS de 2021:

@andersennavarrooficial
@cicerosanmariano
@rui.matos.escritor 
@j.astrevo 
@_elias_neto
@wandersonlana 
@comadrepitu 
@cacomattos 
@tyrannusmelancholicus 
@ataidearcoverdeoficial 
@ivan.belem 
@_niveachagas
@bertolotiecia 
@altierydallys 
@pulbarreto 
@alicce.oliveira 
@messiasbruxomt 
@luizhmenezes 
@antonioppacheco 
@llediehl 
@alessandraoli341 
@psicologia_maciel 
@andreapauladeale 
@anaaraujomt
@profmazearruda 
@gleysclerbelussi 
@janete_manaca 

Vida longa a todos e todas.
Que venha 2022.

Ass.; Demetrinho Arruda
Jornalista.
https://www.instagram.com/demetrinho_arruda/tv/CYIXft4lLmB/?utm_medium=share_sheet

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

A arte tá na rua com o Festival de Teatro e Circo "Tá na Rua"

1ª EDIÇÃO DO FESTIVAL "TÁ NA RUA" SERÁ NO BAIRRO JARDIM INDÚSTRIÁRIO EM CUIABÁ.

Lugar de palhaço não é só no circo, é na rua! Em Cuiabá vai acontecer, neste mês de dezembro, um festival que promete proporcionar muita diversão e alegria no Jardim Industriario e região. 

O bairro Jardim Industriário, bairro periférico de Cuiabá sediará um festival que une teatro e circo de rua, este evento cultural percorrerá um caminho que difere do que geralmente acontece com os projetos culturais. Geralmente os bairros contemplados com apresentações culturais são aqueles mais lembrados ou da área central. Outro aspecto é que a maioria dos eventos culturais são pensados e realizado do centro para os bairros. O fedtival " Tá na Rua" foi idealizado e pensado para atender exatamente os bairros mais afastados do grande centro. 

O ator, palhaço e produtor Cultural Altiery Dallys, morador da região do Industriário em Cuiabá, que tem como circunvizinhos bairros como Pedra 90, Cinturão Verde, Nova Esperança, Paschoal Ramos entre outros. Altiery tinha essa idéia de levar para sua região um festival com a linguagem do teatro e circo.

Com a paralisação de todos os eventos por conta da pandemia, Altiery decidiu colocar a idéia no papel e aguardou um momento como este, de retomada das atividades culturais presenciais para enfim, realizar o tão sonhado festival.

Foi em busca de apoio nos comerciantes do bairro e conseguiu importantes parceiros para a realização desse projeto.

O Festival " Tá na Rua" vai se realizar na praça Dona Dorinha nos dias 18 e 19 de dezembro. No dia 18/12 as 19:30 Horas será apresentado o espetáculos "A Mala d'1 Circo " do grupo LimAcs e no dia 19/12, também as 19 Horas será a vez do espetáculo "Palhaçando" do grupo Tibanaré, com acesso gratuito e clasisficação livre. 

Uma boa pedida para as famílias se divertirem e darem boas risadas. Por outro lado, o festival cumpre um papel de inclusão social e promove o acesso dos moradores de regiões carentes a estes eventos culturais, de forma gratuita e acima de tudo em um momento em que o riso é tão importante para todos. A cultura cumpre aí seu papel de amenizar os efeitos sofridos nestes últimos tempos pandêmicos.

No cerimonial do evento um artista conhecido da linguagem do circo fará as honras, Humberto Lima que também é palhaço vai fazer o famoso esquenta, preparando a platéia até o início de cada apresentação. O tempo total do evento será de 02 horas, tempo que com certeza passará muito rápido, mas ficará marcado para sempre na memórias das crianças e dos adultos que estiverem presentes no festival.

O primeiro festival Tá Na Rua de teatro e circo conta com o apoio dos comerciantes do bairro. Dúvidas ou maiores informações sobre o festival: 65 99947-5586 (whatsapp).



 



terça-feira, 28 de setembro de 2021

LORENZO FALCÃO NO TANGENTE

Lorenzo Falcão, o criador do fantástico blog Thiranus Melaconlicus, nos concedeu essa divertida entrevista, e ainda deu o ar da grava, autoriando a reprodução de uma perfomance intitulada " Rapadurinha de Leite". Vale a pena assistir na íntegra, não antes de se inscrever no canal para nunca perder uma edição do Programa TANGENTE. Confira:





sábado, 14 de agosto de 2021

FAKE NEWS - TEXTO, CONTEXTO E INTERTEXTUALIDADE

As notícias estão deslocadas ultimamente. “Ao ler o seguinte lead: Tubarão espalha pânico em parte rasa da praia…” 
Pera! Quem está no lugar errado aí, pânico seria se o tubarão estivesse sentado na praça de alimentação do shopping bebendo whisky, fumando charuto e comendo caviar… 
Mas Demetrinho, aonde você quer chegar com esse papo? Bom, como de costume, estou apenas provocando reflexão sobre os aspectos ocultos, ou seja, nas entrelinhas das “pseudo notícias…” Desconfie sempre. Antes de tudo, crie o hábito de pesquisar em fontes, e fontes confiáveis. Como saber se uma fonte é confiável, entenda por confiável a fonte que permite a checagem. Seja crítico. Ou buscamos a verdade dos fatos, ou simplesmente caímos na armadilha do “emburrecimento social” vigente. Mas você até pode dizer que estou sendo extremista neste discurso, que não se pode generalizar. Não mesmo, não digo que toda notícia disseminada por canais alternativos são falsas. Extremo é aquilo que não dá margem ao diálogo. E sem o diálogo, a única coisa que prospera é a ignorância. Proponho aqui o exercício da checagem, da pesquisa, do contraditório, do comparativo. Em exemplo, é a foto capa desta matéria. Pode parecer que o modelo da foto foi espancado até sangrar, ou sofreu algum acidente. Porém, a imagem trata-se de maquiagem artística, feita pela profissional do Make, Karla Marino. Caracterização feita para uma cena do programa “1 coisa puxa a outra”, no ar em 2020 na TV Cultura/TVMais de Cuiabá–MT. Como na imagem da foto, não se deixe levar pelo primeiro contato, pela primeira matéria, ao contrário daquela frase popular que diz que “a primeira impressão é a que fica”, no jornalismo, nunca deve ser. A palavra de ordem é checagem ampla sobre o fato, de vários pontos de vista, se for possível. Ao se informar, busque sempre ler o texto, contexto e a sua intertextualidade.


Ass.: Demetrinho Arruda 
Jornalista

sábado, 24 de julho de 2021

TANGENTE, um programa de web-entrevista.

Em tempos de pandemia, e a avalanche de lives que pipocaram pelo mundo da web, quem não entrou na onda, ou não imaginava que essa pandemia iria tão longe, ou optou por não enveradar por essa nova realizadade.

 O ator e produtor cultural, desempregado no início da pandemia, mais precisamente inicio de abril de 2019. Demetrinho Arruda, que graduou-se em meados de 2019 em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso, mas até então não exercia essa profissão se viu forçado a procurar oportunidades no mercado.     

    Sem sucesso nas suas tentativas, resolveu então se mostrar como comunicador, jornalista. Já tinha uma experiencia de apresentar programa de entretenimento na TV Cultura local, programa que ficou no ar por volta de 8 meses, mas também não prosperou diante da crise instaurada pela pandemia. 

    O então jornalista, ator e produtor cultural, lança a idéia na rede social, de um programa de entrevista, cujo nomeou como PROGRAMA TANGENTE, uma vez divulgado em sua rede social, que somando os perfis somam mais de 20 mil seguidores, se viu obrigado a entregar o "prometido". 

    O jornalista costuma dizer que trata-se de uma estratégia para que seus projetos sejam alavancados de uma forma ou de outra. Primeiro anuncia local e data, e depois se vira para cumprir. Mas garante que essa estratégia sempre tem uma margem de executoriedade quando a aplica. 

    Desde de a sua primeira edição, Demetrinho já entrevistou no TANGENTE, jornalistas, publicitários, artistas e empresários. Sempre no formato live, que é exibida no formato ao vivo no seu canal ou disponibiliazada como postagem. 

    Ainda não conseguiu transmitir uma entrevista ao vivo de fato, mas por conta de limitações de equipamentos do que por opção. Mas está nos planos do apresentador fazer em breve e poder interagir on line com os  seus "telespectatores". ainda avalia, pois se diz satifeito com o formato gravado, por poder aproveitar melhor do pouco tempo de live, que gira em torno de 40 minutos, tempo que nem sempre é o suficiente para cumprir o seu roteiro de perguntas.

O seu roteiro, traça um perfil pessoal, buscando as origens do entrevistado com uma pergunta chave, que segundo o jornalista já é esperada por quem assiste e acompanha as entrevistas do TANGENTE. Essa pergunta sempre é formulada utilizando do falar cuiabano, que a cuiabania usava muito para saber com quem estava falando, uma vez que Cuiabá tem seus traços provincianos, e como dizem "todo mundo conhece todo mundo". Com a frase " Dgente de quem que o cê é" com esse "d" a frente do g, para que a pronuncia  do cuiabanês seja legítimo, o convidado é intepelado a falar de suas origens.

Já passaram pelo TANGENTE nomes como o jornalista Andersem Navarro; Cícero Mariano gerente de Marketing da TVCA - TV Centro América; Ataide Arcoverde humorista da Globo, que é Matogrossense e mora na cidade de Guiratinga/MT, aonde concedeu a entrevista em casa; Vital Siqueira artista cuiabano que faz parte da história do teatro em Cuiabá; J. Astrevo Aguiar (LAU) da dupla Nico e Lau, Rui Matos, jornalista e escritor. Já teve entevista fora do estado como é o caso do artista PUL Barreto  do Rio de Janeiro e recentemente com diretor de teatro Caco Mattos. O programa segue com suas entevistas, já conseguiu o apoio de algumas empresas privadas e busca ampliar suas parcerias para continuar sua regularidade. Sempre na segunda-feira, as 20horas você pode conferir uma nova edição do programa TANGENTE. Dica importante se inscreva no canal e acione o sininho para não perder nenhuma entrevista. O link do canal está disponível logo abaixo. 

https://youtu.be/CPIVZYNBGjU

segunda-feira, 5 de julho de 2021

TANGENTE ENTREVISTA ATAÍDE ARCOVERDE

    O Programa de entrevistas Web foi um recurso que muitos tiveram que aprender para continuar os trabalhos durante a pandemia. iniciei este projeto após sair da Tv Cultura aonde estava apresentando juntamente com o ator Altiery Dallys um programa de entretenimento. 
Diante da crise gerada pela pandemia e a escassez de patrocinadores paramos o projeto. Não demorou muito para que minha mente me atormentasse com a ideia de um programa de entrevistas web aonde eu pudesse exercitar a profissão de jornalista na qual me graduei pela UFMT em 2019.
O PROGRAMA TANGENTE vai para a sua sétima entrevista, pouco mais de um mês no ar na web, e já entrevistou figuras importantes da comunicação e da cultura em Mato Grosso e no cenário nacional, neste caso, abaixo você pode conferir a entrevista com o artista de nível nacional, artista Global, Ataíde Arcoverde, que é Mato-grossense e concedeu uma entrevista em sua casa na cidade de Guiratinga/MT. Se inscreva no canal do Youtube para fortalecer o projeto, e você pode também fazer um pix no    QR CODE que aparece no vídeo para incentivar e ajudar o PROGRAMA TANGENTE ir mais longe colecionar mais histórias pelo mundo. 

https://www.youtube.com/c/DemetrinhoArrudaOFICIAL



segunda-feira, 5 de abril de 2021

REALIDADE DOS ARTISTAS NA PANDEMIA - "DIÁRIO DE UM MÍMICO"

    É de consenso que o setor mais prejudicado com a pandemia é o setor cultural. A aglomeração, o público, a multidão, o movimento, o coletivo, o grupo, tudo isso são elementos que não podem ou no caso, não poderiam faltar na vida de um artista. Logo que se instaurou o caos provocado pela COVID 19, o artista se viu num dilema nunca vivido. É certo que os artistas já viveram tempos difíceis, de censura, de crise financeira, de desprestígio pela arte, mas algo como isto que estamos vivenciando, nem de longe era imaginado.

    O grande poder de se reinventar, de dar a volta por cima do artista, tem ajudado muito a passar por esta fase, alguns infelizmente não resistiram, ou foram vitimados por esse vírus implacável, ou sucumbiram-se ao abismo da depressão e ansiedade, o que pode ter sido motivo de vários infartos. Mas nem tudo está perdido, vem dos bons exemplos, da força de vontade e da união o respiro que dá esperança para que nenhum artista se sinta sozinho. 

O artista que pagar suas contas, sim. O artista quer seus projetos aprovados em editais de Cultura, sim. Mas acima de tudo quer ser ouvido, quer se fazer ouvir. Trago aqui um link de um dos mais respeitados nomes da Cultura Brasileira Contemporânea. Convido você a acompanhar um diário do dia a dia do Mestre Luis Louis, mestre criador da Mímica Total. 


    A partir da realidade por ele exposta, das valiosas dicas por ele trazidas numa série de vídeos diários, você poderá entender como os artistas estão passando por este momento, e como a arte pode salvar do colapso emocional, físico e mental que nos ronda nestes dias. 

    Senhoras e Senhores, respeitosamente lhes apresento nosso MESTRE DA MÍMICA TOTAL: LUIS LOUIS  https://www.youtube.com/watch?v=AvtzVLp64gw&t=5s

Se inscrevam no canal: https://www.youtube.com/channel/UCBy4dv6PboMIGAajKGR2ckQ



sexta-feira, 2 de abril de 2021

UM PRESENTÃO DE PÁSCOA - NÃO PERCA A LIVE DA ORQUESTRA SESI MATO GROSSO

Gratia Cantantes – Live musical da Orquestra SESI Mato Grosso

     Independente da sua religião ou credo, a Páscoa busca a renovação do sentimento universal da esperança, e nesta tônica, a Orquestra SESI Mato Grosso junto ao Museu de Artes Sacras e Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho propõem neste domingo a busca da gratidão que há em todos nós, exaltando não apenas a arte da música, mas a valorização de um dos patrimônios arquitetônicos mais tradicionais de Mato Grosso: os traços e formas da Igreja Bom Despacho.





     Do latim, Gratia Cantantes ou agradecimento, o título do concerto no traz uma proposta, que em formato digital de Live Concerto pelo canal da instituição, um conteúdo artístico musical recheado de obras para orquestra de cordas e canto, tanto do repertório sacro ao erudito e popular. Será uma grande oportunidade de lazer, cultura e arte neste momento tão delicado de reclusão social em decorrência da pandemia.

     O diretor artístico do grupo, Fernando Pereira. afirma que “Em tempos de Pandemia, a exaustão emocional, a diminuição do sentimento de realização pessoal, irritabilidade, ansiedade, tristeza, ou mesmo apatia e desânimo, na maioria das vezes, tornam-se parte do nosso cotidiano neste momento tão complicado. E como forma de trazer acalanto e mesmo cultura, lazer, educação, e o mais importante, saúde mental, a Orquestra se torna uma excelente ferramenta para o Bem-Estar e desenvolvimento educacional de comunidades".



     Seguindo esta proposta, o grupo musical vem realizando desde 2020 uma série de apresentações culturais digitais, valorizando não apenas a saúde mental, mas também a cultura regional mato-grossense com seus atores culturais. De forma “hibrida”, as lives contaram com diversas linguagens artística como teatro, na presença de Nico e Lau, dança, com jazz e ballet, e mesmo a narração de poesias com atores. “Trata-se do posicionamento do SESI de valorização de uma cadeia produtiva que se fez muito importante neste período... a cultura” pontua Fernando.

     Não muito diferente será a Live concerto deste domingo, porém a valorização e a “hibridização” será com a arquitetura regional. A ser realizada no interior da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, o momento das expressões artísticas encantará não só os ouvidos, aos sons da orquestra, mas também aos olhos, na suntuosa arquitetura neogótica deste patrimônio sacro mato-grossense.

     Inaugurada em 1956, a Igreja, no Bairro Dom Aquino, em Cuiabá, segue traços de outro famoso templo católico europeu, a Catedral de Notre Dame de Lourdes, localizada em Paris, na França. Iniciada em 1928, foram mais de duas décadas até que a igreja estivesse de pé no alto do Morro do Seminário, embora pesquisadores dizem que no local, já abrigava uma pequena capela há, pelo menos, três séculos.

     Tombada pelo governo de Mato Grosso em 1977, as características marcantes do estilo arquitetônico extravagante representado nos pilares e grandes vitrais que permitem a entrada de luz no interior do templo, serão musicalizados aos toques de arcos em violinos, violas e violoncellos, e nas precisas vozes de Akane Iizuka e Sâmara Poline.

     Composto por um repertório de canções conhecidas de todo o público, porém arranjadas especialmente para o grupo, a Orquestra SESI então entrega a comunidade este momento importante de lazer, reflexão e compaixão a todos em seus lares, ao esmo tempo que valoriza e nos orgulha com aquilo que é genuinamente nosso – a nossa identidade cultural que será mostrado para todo Brasil e mundo de forma virtual.

    “Ano passado tivemos público virtual significativo em todo Brasil e partes do mundo como Itália, EUA, Alemanha e Inglaterra. Não se tratou de mera visualização, mas público ativo que comentou e interagiu conosco de forma virtual junto às nossas lives”, comenta Fernando.

     Quem desejar participar e interagir com a Orquestra neste domingo, e ao mesmo tempo encher os olhos com a beleza do patrimônio cultural de Mato Grosso, pode acompanhar a Live pelo canal no youtube do SESI Mato Grosso que será realizada as 17h horário de MT.  Fica a dica!

 Serviço:

O Que? Live Concerto Gratia Cantates – Orquestra SESI Mato Grosso

Quando? Dia 04 de abril às 17h

Onde? Canal do youtube SESI Mato Grosso.

Dúvidas pelo telefone – (65) 3611-1525

quarta-feira, 24 de março de 2021

Antes do dia clareá

Tchega djunto sho mano

Vamos cunverchá

Você conta shos prano

Pra dgente enricar 

 

Pra gente dgente enricar

primeiro tem que trabaiá

Acordar cô as galinhas

Antes do dia clareá

 

Antes do dia clareá, 

antes do dia clareá

agora quando shô mano

num dô conta de acordá

 

num do conta de acordá

num do conta de acordá

num do conta de acordá

antes do dia clareá

 

- Congoió: Então deu ruim... 

- Pequizão: Larga mão...

- Congoió: Bora pescá?

- Pequizão: Atcho melhor nós procurar serviço

- Congoió: Vôte, vai que nós acha..

 

Antes do dia clareá

Antes do dia Clareá

antes do dia clareá 

num do conta de acordar...


https://youtu.be/7fFAGU41Ugk

Música: Antes do dia clareá

Letra: Demetrinho Arruda

 

Cuiabá, 24/03/2021


quarta-feira, 17 de março de 2021

AI QUE SAUDADE D’OCE - ABRE AS INSCRIÇÕES PARA CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E PEDAGOGOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA



    Ai, Que Saudade D'Ocê é uma canção composta em 1982 pelo paraibano Vital Farias que se tornou seu maior sucesso por ter sido regravada por vários artistas como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Fagner e Israel Filho, e mais recentemente Zeca BaleiroLucy Alves e Scracho

    Nas mãos do grupo de músicos da cidade de Nova Mutum, a obra agora é tema de um projeto artístico educacional bastante interessante contemplado pelos editais da Aldir Blanc em Mato Grosso. 

    Em dois braços de trabalho, a ideia contempla uma apresentação artístico musical para crianças, jovens e adolescentes em idade escolar, bem como a formação de professores da rede básica para o trabalho em música. Contando com a parceria da Escola de Música de Nova Mutum, uma instituição de mais de 10 anos de atuação no mercado local, bem como com a extensão universitária da UFMT, a proposta ousada é de “reconectar” artista e espectador em um momento que ironicamente todos estão conectados pela tecnologia, mas “desconectados de propósitos” diz o músico Marcelo Rocha.

     O Proponente e diretor artístico da trupe, Marcelo, afirma que o período pandêmico mostrou a importância da arte para a mente das pessoas – “tornou-se um acalanto para os momentos de ansiedade e estresse que todos veem passando, porém ao mesmo tempo em que possibilitou este reconhecimento, se desconectou do público por ser uma prática presencial que agora vem sendo pouco possível.” Ainda afirmou que “a apresentação artística é um momento de expressão coletiva e de aglomeração por natureza, não apenas física, mas psicológica – de compartilhamento de propósitos e sensações”. 

Marcelo Rocha - Diretor Artístico

    Quanto a solução para o que ele chamou de “dilema” propôs um conjunto de repertórios a ser apresentado digitalmente, mas que se conecta com a identidade do seu público local, bem como promove a formação de professores para que neste momento de trabalho digital, não se perca de vista também o papel das artes no contexto escolar. 


Mestre Fernando Pereira

    Intitulado o “Contexto das Artes na BNCC” a formação para professores tem como foco contribuir na formação teórico-prática dos profissionais da educação artística e pedagogos da educação básica para o entendimento, reflexão, crítica e análise das habilidades e competências que compões a normativa, bem como implantá-las. Um momento teórico que contará com a presença do facilitador Prof. Mestre Fernando Pereira (UFMT) bem como prático, em atividades criativas, simulando turmas e classes de diferentes idades com a profª Miciane Pinheiro.


    Quem quiser acompanhar os produtos culturais deste projeto e se reconectar com estes músicos, pode acessar o canal do jovem empreendedor cultural Marcelo Rocha, pelos links que seguem abaixo. A estreia musical será no dia 25 de março pelo canal do youtube. Já a formação est com as inscrições abertas de 16 a 19 de março pelo formulário também abaixo, e acontecerá no dia 20 de março, sábado, das 14h as 16h na sede da escola de música de Nova Mutum. Vale lembrar que como o projeto conta com a parceria da UFMT, a formação ofertará certificado de extensão. 


 











Instagram: https://www.instagram.com/marcelo_rocha2804/

Facebook: https://www.facebook.com/marceelo.rocha.3

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCFLiNzzN_7g8NJ0Q39aXM-Q



sexta-feira, 12 de março de 2021

Poema "Vazio"


Trêmulo de dor.
Agora falta-me o ar, 
Estou suspenso sem voar.
A mente cheia de um vazio,
Cada segundo traz um calafrio.
O coração bate sem nenhuma sincronia,
Os pensamentos tortuosos exalam melancolia.
Já não há plateia para aplaudir o movimento que ensaiei,
O que realmente importa nesta vil vida de artista? Já não sei.
Os amores se vão, as pessoas desaparecem, o sentimento humano entorpece,
O dia e a noite se confundem no eterno por vir, até a beleza do silêncio me ensurdece.
Chegou a hora de derrubar a quarta parede, explorar este que pode ser um caminho sem volta?
Mas tenho medo de deixar o palco que me acolhe, e depois descobrir que lá fora nada mais conforta.
Sinto vergonha por ter feito tão pouco. Quem poderia imaginar que um dia a arte ficaria trancada atrás da porta.
Desci relutante, me misturei à plateia, não posso olhar pra trás, mas sinto que estou incompleto e totalmente dilacerado.

Finalmente estou liberto, junto e misturado, o bumbum tantã, a vida louca me embala, provei do oscio humano e nele me delicio.

A vida segue então o seu fluxo, mil cairão a sua direita,  mil cairão a sua esquerda, mas seu coração permanecera como o palco: VAZIO.

                                                                                                                

Demetrinho Arruda é jornalista graduado pela UFMT.

Ator, produtor e cidadão do mundo.




terça-feira, 9 de março de 2021

AOS NOSSOS IDOSOS, TODO NOSSO CARINHO

Valorizar os nossos idosos não se trata apenas de garantir o básico para a sua sobrevivência, é muito mais que isso. Além das mazelas sociais que nossos idosos historicamente vêm sofrendo, como o abandono, o descuido, os abusos, as agressões e tantas outras formas de violências. Existe todo um desrespeito com sua história de vida, uma injustiça sem precedentes, pois graças a eles a sociedade avança. Eles são os rastros de uma caminhada que vão ficando pelo caminho, tragicamente, poucos ou quase nenhum deles, não chegam ao ápice da trajetória humana, não colhem os louros do progresso, as benesses das descobertas científicas, no entanto, deixaram suas marcas em algum momento da humanidade.
Vem do centro do Brasil, de bairros periféricos, uma iniciativa que exemplifica e dá, além de voz, a oportunidade de garantirmos para a posteridade, dando a devida importância para histórias de vida dos nossos idosos. Quem nunca ouviu uma boa estória, quem nunca se espantou com o conhecimento acumulado de uma idosa, um idoso. Demetrinho Arruda,  jornalista graduado pela UFMT, ator e produtor cultural. Teve a experiência de ter um idoso, seu pai, ao seu lado, cego, debilitado, a quem cuidou até seus últimos dias. O Demétrio Ferreira, faleceu em 2018, mas durantes estes útimos anos de convivência mais intensa, seu Demetrio, o inspirou com histórias da sua vida toda. Seu Demétrio tinha uma desenvoltura natural na arte de contar seus causos, e usava pitadas de humor picante. Sabia como ninguém contar suas aventuras pelas matas amazônicas, trabalhando como ceringueiro e poaeiro.  Essa vida nos confins das florestas, na mata virgem, proporcionaram muitas histórias, alguma ficcção aparentemente se fazem presente, mas o que vale é o entretenimento dos ouvintes. Aglutinador, sempre vivia em roda de amigos, casa cheia, e sempre tinha um motivo para festejar. Morreu, na solidão dos amigos, apenas com a presença do seu filho Demetrinho. Mas certamente confortado pelo carinho do filho.
O jornalista Demetrinho sempre carregou a inquietação de registrar essas memórias, enfim, não conseguiu fazer registro audiovisual das histórias de seu pai, mas, em 2019, recebeu um convite para apresentar um programa de TV, juntamente com seu parceiro de palco, Altiery Dallys, que comungava da mesma ideia de valorizar as histórias dos idosos, idealizaram o programa de entretenimento e humor “UMA COISA PUXA A OUTRA”, e em um de seus quadros, tem como objeto central ouvir causos e histórias dos idosos, com foco nos anônimos e de bairros periféricos ou zona rural. Neste contexto, surge então o quadro “CAUSOS E CAFÉ”, que tem como apresentadores, as personagens “CONGOIÓ E PEQUIZÃO”. Personagens oriundas do imaginário popular da figura do Cuiabano, com linguajar típico, modos simples, um pouco tanto quanto ingênuo de lidar com as coisas do dia a dia. As personagens aos poucos foram caindo no gosto popular.
Com mais de 10 anos de criação, as personagens CONGOIÓ E PEQUIZÃO se limitavam as poucas aparições em eventos de festas juninas, festas temáticas da cultura regional em escolas, entre outros. Os atores garantem que vão retomar as gravações assim que a pandemia acabar, tendo em vista que seu principal ator é o idoso.
 A iniciativa desses atores é apenas um exemplo de como podemos fazer algo para valorizar e garantir a preservação das memórias e da história dos nossos antepassados, para que se perpetuem e sejam lembrados para sempre.
Confira um dos programas CAUSOS E CAFÉ com Congoió e Pequizão, clicando no link abaixo, a propósito, não por coincidência, neste você verá a gravação com a vó do Ator Altiery Dallys (Pequizão), dona Deranir:
 
 

Gostou? Quer ser um dos incentivadores/patrocinadores deste programa, ou levar para sua região? Entre em contato com a produção pelo telefone ou WhatsApp: (65) 99926-9801.

Por Demetrinho Arruda - Jornalista



domingo, 17 de janeiro de 2021

COMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID 19!

 Hoje, 17/01 foi vacinada contra a COVID 19, a enfermeira Mônica Calazans em São Paulo com a vacina do Butantan, a CoronaVac. Agora segue para o Ministério da Saúde dar continuidade ao Plano Nacional de Vacinação.

Grande polêmica se instalou diante de iniciativa. A celeuma de quem é o pai da criança (vacina), gira em torno do Governador de São Paulo Dória, e do Presidente da República Bolsonaro. Parecem dois apaixonados brigando por atenção da pessoa amada. No caso a palavra paixão é colocada aqui por causa do seu aspecto de emoção de rompante, desprovido de senso crítico. A pessoa amada seria a aprovação popular, este último é o diamante que brilha aos olhos dos nossos políticos. Por fim, deixando de lado a urgência de uma solução para o sofrimento e flagelo que vivemos desde o início da pandemia no Brasil e no mundo. 

Longe de colocar uma posição política diante de tal polêmica, nos colocamos ao lado da solução, da ação que busca solucionar. E contra aqueles que gastam seu tempo, nosso dinheiro e minam nossas energias e nossas esperanças na busca sem sucesso do "CULPADO". 

Nos permitam usar um exemplo até muito simples, e literalmente trágico para exemplificar a situação que estamos presenciando diariamente nesse jogo de empurra e medição de forças e poder dos nossos governantes. Imagina uma pessoa comum, e por pura coincidência, usarei a situação de uma facada, mas que pode ser um tiro. Se você presenciasse uma situação destas, ou seja, testemunhar um ferimento. Qual a sua prioridade? Socorro ou identificar o agressor? O que seria mais eficiente, socorrer imediatamente o ferido, ou seja, agir em socorro de, ou sair atrás do culpado
, deixando de dar assistência total e integral ao indivíduo ferido?

É uma resposta óbvia. Mas para alguns dos nossos governantes, e pior, apoiado e reverberado por parte do povo. Pasmem! São capazes de matar ou morrer ou deixar morrer na busca de "culpabilizar", em detrimento a "AÇÃO" para salvar vidas. Pensemos. 

Algumas informações sobre a Vacina CORONAVAC do BUTANTAN:

  • O Butantan  tem 4 milhões e 630 mil de dose/s prontas; 
  • A distribuição tem início no dia 18/01;
  • 50 milhões de doses serão enviadas para o Ministério da Saúde;
  • Existem Vacinas da China que não estão na conta do Ministério da Saúde, são doses do Butantan;
  • 1,3 Milhão de Vacinas ficam em São Paulo;
  • São Paulo envia 50 Mil doses para o Amazonas, destinadas aos trabalhadores da linha de frente da saúde;
  • A segunda dose é recomendada entre 14 e 28 dias após a primeira dose; 
  • O Butantan entrega ainda hoje (17/01) ao Ministério da Saúde;
  • Butantan aguarda chegada de mais insumos para produzir 11 Milhões de vacina.
  • Vacinação inicia em São Paulo já no dia 18/01 em 06 hospitais escolas de todo Estado de São Paulo; 
  • A logística  será por meio de entrega direta aos municipios do Estado de São Paulo;
  • Foi criada a Vacivida, uma plataforma que garantirá informações de todo o processo de vacinação;
  • Dimas Covas Diretor-Presidente do instituto Butantan diz que não há burocracia que resista ao compromisso pela vida. Em resposta á críticas do Ministro Pazuello;
  • A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo não vê nenhum impedimento legal para o inicio imediato da vacinação em são Paulo;
  • São Paulo tem 44 milhões de habitantes;
  • 2 Milhões de doses devem chegar da India;
  • Ao todo o Brasil tem 350 Milhões de doses contratadas;
  • Ao todo são 06 milhões de doses disponíveis no pais.
Aconselhamos desde já se informar sobre o Aplicativo do SUS -  CONECTSUS, para futuramente saber mais sobre a vacinação;


Demetrinho Arruda é jornalista graduado pela UFMT.

Siga Demetrinho no Instagram @Demetrinho_arruda